Agentes de Poluição – Poluição por Indústria – Tratamentos


O problema da poluição da agua é tão sério que dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, dão conta hoje que ja 30% da população não tem acesso à agua potavel e que 40% vive sem saneamento basico. Em decorrência desta situação diarreias e malaria causam a morte de 3 milhões de pessoas ao ano sendo 90% crianças com menos de cinco anos. O problema tende a se agravar com a crescente migração para os arredores das cidades sendo ja 2 bilhões os residentes em favelas ou assentamentos irregulares.

Níveis Médios de Elementos Químicos encontrados em
agua doce de superfície e subterrânea não poluída

Principais doenças por agua contaminada – Resumo

Poluição por Compostos Orgânicos
Compostos que afetam as qualidades organolépticas da agua
Compostos adicionados à agua pelas empresas de Saneamento Municipal
Parâmetros incluídos no monitoramento da qualidade da agua
Coeficientes de Poluição Industrial – Efluentes
Purificação de Agua – Fundamentos
Purificação de agua significa livrar a agua de impurezas, contaminantes ou microrganismos. A purificação da agua não é um processo unilateral e passa por muitas etapas determinadas pelo tipo e variedade de impurezas encontradas.
A decantação/separação física, por exemplo, separar os sólidos ou faz flutuar os óleos; varios processos físico-químicos de separação podem ser utilizados; microrganismos perigosos são removidos por Cloração ou por Radiação Ultravioleta. Outros microrganismos, entretanto, podem ser usados para o tratamento da agua porque convertem contaminantes em substancias inofensivas.
Sequência de Tratamento de Agua
Tratamento biológico da agua
Quando bactérias aeróbias são usadas para purificar a agua é preciso oxigenar o reator para que elas convertam os poluentes em dióxido de carbono (CO2) e agua (H2O). Quando bactérias anaeróbias são usadas, o oxigênio passa a ser um problema. Este tipo de bactéria além de dióxido de carbono e agua, produz metano (CH4) em seus processos de degradação biológica.
Fertilizantes como os fosfatos podem ser removidos com a adição de outro produto químico, usualmente o ferro, para que a reação produza um sólido precipitavel e possa ser retirado por filtração.
Remoção de amônia e conversão a nitratos é um pouco mais complicado e inclui tratamentos com bactérias aeróbias e anaeróbias em sequencia. No processo aeróbio entram dois tipos de bactérias a Nitrossomonas e a Nitrobacter. Embora o nitrato não seja exatamente tóxico para a maioria dos peixes o incremento deste elemento pode chegar a níveis indesejaveis propiciando o desenvolvimento de algas verdes (cianofíceas). Para evitar o problema, o tratamento biológico deve continuar e transformar o nitrato em Nitrogênio gas (N2) para então retornar à atmosfera.





