Tratamento de Água com Meios Filtrantes

Índice da página

Meio filtrante de um sistema de filtração é um elemento que remove contaminantes em geral ou específicos. Existem basicamente dois tipos de filtração: química e física.

Os sólidos são separados dos fluidos com a ajuda do filtro, permitindo que o líquido passe por toda a coluna filtrante, retendo o material contaminante. O filtro em geral remove partículas, melhorando a cor, odor e sabor da água.

São utilizados meios filtrantes específicos que farão a retenção das impurezas e contaminantes. Existem diversos filtros no mercado para cada processo e resultado desejado.

Principais Meios Filtrantes Comercializados

Areia, Pedrisco e Seixo: Remoção de Sólidos e Turbidez

A Areia Filtrante é constituída de grãos de material silicoso (SiO2>99%) proveniente da desagregação de rochas. Visualmente livre de pó, barro, argila, mica e matéria orgânica.

Granulometrias:

Desde 0,177mm até 15,9mm passando por areias, pedriscos e seixos. A granulometria usual está condicionada às especificações e condições do projeto. Todas as embalagens levam a indicação da granulometria do produto.

Antracito: Remoção de Turbidez e produção de Água Potável

A filtração com CARBONAT-M – carvão mineral – apresenta vantagens como a remoção de particulado, sedimento e cor da água. Frequentemente encontrados em águas subterrâneas. São os materiais mais abundantes da crosta terrestre.

Carvão Ativado Granulado: Remoção de Matéria Orgânica, Cor e Sabor

O Carvão Ativado Granulado Carbonat-V-850 é um produto de origem vegetal produzido a partir da casca de coco ou de babaçu sob condições controladas de ativação, proporcionando uma alta área de superfície e distribuição uniforme de poros, o que lhe permite uma grande capacidade de adsorção.

Carvão Ativado em Pó: Remoção de Matéria Orgânica, Cor e Sabor

Carvão Ativado em Pó de origem vegetal fabricado a partir de madeiras ou casca de coco e ativado com ácido fosfórico sob condições cuidadosamente controladas.

Devido ao seu alto grau de ativação e excelente capacidade de adsorção, o carvão ativado Carbonat Pulverizado pode ser utilizado numa vasta gama de processos de branqueamento de produtos dentro da indústria química e alimentícia.

Naturitas ou Zeólitas: Remoção de Sólidos, Metais Pesados, Turbidez e Amônia

Produto natural composto por minerais de aluminosilicatos hidratados, ou seja, Zeólita ou Zeólito, que possui origem sedimentar vulcânica e tem como sua principal aplicação a remoção de contaminantes: metais pesados, amônia, turbidez da água e partículas de até 4 micra.

Naturox: Remoção de Ferro e Manganês

O Naturox é um meio filtrante catalítico, tecnicamente desenvolvido para remoção de ferro, manganês, arsênio, alumínio e sulfeto de hidrogênio em águas. Utilizado em Água Potável, Água Industrial, Água de Reúso e Água Mineral.

Vantagens:

  • Baixo custo de implantação;
  • não é necessária a utilização de regenerante (permanganato de potássio);

Propriedades Químicas:

A remoção do ferro e/ou manganês se dá através do processo de oxidação e/ou adsorção.

Vidro Filtrante: Remoção de Turbidez e Sólidos

O Sintec é um vidro técnico reciclado desenvolvido com alta tecnologia e projetado para sistemas de filtração de água. Sua estrutura agrega características peculiares, que o tornam um elemento de filtração de água ideal e definitivo. A incorporação do Sintec Eco Filtrante SNatural no sistema de filtração de água leva a uma melhoria imediata do processo. O investimento é compensado rapidamente com a redução do consumo de produtos químicos, água e energia. Outra vantagem do produto é que possui o dobro da vida útil da areia de filtração comum.

Alumina Ativada: Remoção de Flúor

O Aluminat é um meio filtrante utilizado para remoção de flúor da água na forma de Fluoreto (F-). Utilizada em Água Potável, Água Industrial, Água de Reuso e Água Mineral.

A alumina ativada tem diversas aplicações, incluindo o tratamento de água para remover flúor, odores e cloramina, bem como para remineralização da água.

Com sua alta capacidade de adsorção, ela é um material ideal para o tratamento de água e outras aplicações em que a remoção de impurezas é essencial.

Resina de Troca Iônica: Abrandamento e Desmineralização

As Resinas de Troca Iônica servem para remover contaminantes iônicos da água. Podem produzir água potável e águas para uso industrial livres de contaminantes específicos que impediriam seu uso. As aplicações das resinas são determinadas pelo tipo de íon em sua composição. Promove desmineralização e abrandamento de água.

Modelos de Resina Comercializadas

  • Resinas Catiônicas:
    • Abrandamento e desmineralização;
    • Polimento de condensado;
    • Tratamento de efluentes;
    • Tratamento de açúcar e galvanoplastia.
  • Resinas Aniônicas;
    • Produção de água desmineralizada e descoloração de soluções orgânicas;
    • Remoção seletiva de flúor;
    • Polimento de condensado.
  • Resinas Catalíticas:
    • Éter e esterificação;
    • Remoção de ácidos;
    • Remoção de sais metálicos e iodetos de alquila;
  • Resinas Adsorventes:
    • Adsorção orgânica;
    • Processamentos farmacêuticos;
    • Remoção de grandes compostos de cor;
    • Separação de espécies orgânicas hidrofóbicas;
    • Remoção de amargor de suco.

Meios Filtrantes

Aplicação dos Meios Filtrantes em Setores da Indústria

Os meios filtrantes são materiais utilizados para a remoção de partículas, impurezas e contaminantes da água. Eles podem ser naturais, como a areia, ou sintéticos, como o carvão ativado. A filtração com meios filtrantes é um processo importante em diversos setores, como mineração, caldeiraria, biotecnologia, infraestrutura, siderurgia, saneamento, aquicultura e química.

Mineração

Na mineração, a filtração de água é utilizada para remover partículas de minério, areia e outros contaminantes da água utilizada nos processos de mineração. Isso ajuda a proteger o meio ambiente e a garantir a segurança dos trabalhadores. Os meios filtrantes mais utilizados na mineração são a areia, o carvão ativado e a zeólita.

Caldeiraria

Na caldeiraria, a filtração de água é utilizada para remover partículas de ferrugem, calcário e outros contaminantes da água utilizada nos processos de caldeiraria. Isso ajuda a evitar a corrosão das caldeiras e a garantir a segurança dos trabalhadores. Os meios filtrantes mais utilizados na caldeiraria são a areia, o carvão ativado e a zeólita.

Biotecnologia

Na biotecnologia, a filtração de água é utilizada para remover partículas de microrganismos, bactérias e outros contaminantes da água utilizada nos processos de biotecnologia. Isso ajuda a garantir a segurança dos produtos biotecnológicos e a evitar a contaminação dos ambientes. Os meios filtrantes mais utilizados na biotecnologia são a areia, o carvão ativado, a membrana de microfiltração e a membrana de ultrafiltração.

Infraestrutura

Na infraestrutura, a filtração de água é utilizada para remover partículas de areia, terra, detritos e outros contaminantes da água utilizada nos processos de infraestrutura. Isso ajuda a garantir a qualidade da água fornecida à população e a evitar a contaminação dos sistemas de infraestrutura. Os meios filtrantes mais utilizados na infraestrutura são a areia, o carvão ativado e a zeólita.

Siderurgia

Na siderurgia, a filtração de água é utilizada para remover partículas de ferro, manganês e outros contaminantes da água utilizada nos processos de siderurgia. Isso ajuda a evitar a contaminação do meio ambiente e a garantir a qualidade dos produtos siderúrgicos. Os meios filtrantes mais utilizados na siderurgia são a areia, o carvão ativado e a zeólita.

Saneamento

No saneamento, a filtração de água é utilizada para remover partículas de esgoto, detritos e outros contaminantes da água utilizada para abastecimento público. Isso ajuda a garantir a qualidade da água potável fornecida à população e a evitar a propagação de doenças. Os meios filtrantes mais utilizados no saneamento são a areia, o carvão ativado e a membrana de microfiltração.

Aquicultura

Na aquicultura, a filtração de água é utilizada para remover partículas de detritos, algas e outros contaminantes da água utilizada na criação de peixes e outros animais aquáticos. Isso ajuda a garantir a saúde dos animais aquáticos e a evitar a contaminação do meio ambiente. Os meios filtrantes mais utilizados na aquicultura são a areia, o carvão ativado e a membrana de microfiltração.

Química

Na química, a filtração de água é utilizada para remover partículas de reagentes químicos, solventes e outros contaminantes da água utilizada nos processos químicos. Isso ajuda a garantir a qualidade dos produtos químicos e a evitar a contaminação do meio ambiente. Os meios filtrantes mais utilizados na química são a areia, o carvão ativado, a membrana de microfiltração e a membrana de ultrafiltração.

Indústria de Saneamento
Estações de Tratamento
Indústria de Mineração utiliza filtros de água para tratar suas águas
Mineração
Indústria Metalurgica utiliza filtração em sua água e efluente
Metalúrgica
Acumulo de microalgas em lagos e lagoas
Empresas de Biotecnologia
Indústria Siderúrgica
Indústria Siderúrgica
Industria de Infraestrutura
Industria de Infraestrutura

Mais Conteúdo

Leito Flutuante

Leito Flutuante Lagoas aeradas com plantas aquaticas Lagoas aeradas com Plantas Aquaticas são solução natural…

Bomba Dosadora

Bomba Dosadora Agitadores | Misturadores de Produtos Químicos Bomba Dosadora Eletrônica Utilizada em dosagens contínuas…

Filtração de Água e Meios Filtrantes: Purificação e Tratamento

A agua, seja para uso industrial ou potavel, frequentemente carrega consigo uma variedade de contaminantes,…

Fe – Mn

Aeração – Remoção de Fe e Mn por Aeração Na foto ao lado notar, da…

Estamos aqui para te atender!

Fique a vontade para escolher a melhor forma de contato com a Naturaltec. Preencha o formulário com seus dados que em até 24 horas iremos retornar seu e-mail.

Canais de contato NaturalTec

E-mail: [email protected]
Telefones: (11)5562-1669 (11)5072-5452 (11)5565-3254
Whatsapp: (11) 5072-5452

Fale com vendedores
👋 Fale com nossos vendedores!!
Ei!! Vamos conversar?
Fique a vontade para falar com nosso time!! ❤️