Tratamento de Água com Meios Filtrantes

Índice da página

Meio filtrante de um sistema de filtração é um elemento que remove contaminantes em geral ou específicos. Existem basicamente dois tipos de filtração: química e física.

Os sólidos são separados dos fluidos com a ajuda do filtro, permitindo que o líquido passe por toda a coluna filtrante, retendo o material contaminante. O filtro em geral remove partículas, melhorando a cor, odor e sabor da água.

São utilizados meios filtrantes específicos que farão a retenção das impurezas e contaminantes. Existem diversos filtros no mercado para cada processo e resultado desejado.

Principais Meios Filtrantes Comercializados

Areia, Pedrisco e Seixo: Remoção de Sólidos e Turbidez

A Areia Filtrante é constituída de grãos de material silicoso (SiO2>99%) proveniente da desagregação de rochas. Visualmente livre de pó, barro, argila, mica e matéria orgânica.

Granulometrias:

Desde 0,177mm até 15,9mm passando por areias, pedriscos e seixos. A granulometria usual está condicionada às especificações e condições do projeto. Todas as embalagens levam a indicação da granulometria do produto.

Antracito: Remoção de Turbidez e produção de Água Potável

A filtração com CARBONAT-M – carvão mineral – apresenta vantagens como a remoção de particulado, sedimento e cor da água. Frequentemente encontrados em águas subterrâneas. São os materiais mais abundantes da crosta terrestre.

Carvão Ativado Granulado: Remoção de Matéria Orgânica, Cor e Sabor

O Carvão Ativado Granulado Carbonat-V-850 é um produto de origem vegetal produzido a partir da casca de coco ou de babaçu sob condições controladas de ativação, proporcionando uma alta área de superfície e distribuição uniforme de poros, o que lhe permite uma grande capacidade de adsorção.

Carvão Ativado em Pó: Remoção de Matéria Orgânica, Cor e Sabor

Carvão Ativado em Pó de origem vegetal fabricado a partir de madeiras ou casca de coco e ativado com ácido fosfórico sob condições cuidadosamente controladas.

Devido ao seu alto grau de ativação e excelente capacidade de adsorção, o carvão ativado Carbonat Pulverizado pode ser utilizado numa vasta gama de processos de branqueamento de produtos dentro da indústria química e alimentícia.

Naturitas ou Zeólitas: Remoção de Sólidos, Metais Pesados, Turbidez e Amônia

Produto natural composto por minerais de aluminosilicatos hidratados, ou seja, Zeólita ou Zeólito, que possui origem sedimentar vulcânica e tem como sua principal aplicação a remoção de contaminantes: metais pesados, amônia, turbidez da água e partículas de até 4 micra.

Naturox: Remoção de Ferro e Manganês

O Naturox é um meio filtrante catalítico, tecnicamente desenvolvido para remoção de ferro, manganês, arsênio, alumínio e sulfeto de hidrogênio em águas. Utilizado em Água Potável, Água Industrial, Água de Reúso e Água Mineral.

Vantagens:

  • Baixo custo de implantação;
  • não é necessária a utilização de regenerante (permanganato de potássio);

Propriedades Químicas:

A remoção do ferro e/ou manganês se dá através do processo de oxidação e/ou adsorção.

Vidro Filtrante: Remoção de Turbidez e Sólidos

O Sintec é um vidro técnico reciclado desenvolvido com alta tecnologia e projetado para sistemas de filtração de água. Sua estrutura agrega características peculiares, que o tornam um elemento de filtração de água ideal e definitivo. A incorporação do Sintec Eco Filtrante SNatural no sistema de filtração de água leva a uma melhoria imediata do processo. O investimento é compensado rapidamente com a redução do consumo de produtos químicos, água e energia. Outra vantagem do produto é que possui o dobro da vida útil da areia de filtração comum.

Alumina Ativada: Remoção de Flúor

O Aluminat é um meio filtrante utilizado para remoção de flúor da água na forma de Fluoreto (F-). Utilizada em Água Potável, Água Industrial, Água de Reuso e Água Mineral.

A alumina ativada tem diversas aplicações, incluindo o tratamento de água para remover flúor, odores e cloramina, bem como para remineralização da água.

Com sua alta capacidade de adsorção, ela é um material ideal para o tratamento de água e outras aplicações em que a remoção de impurezas é essencial.

Resina de Troca Iônica: Abrandamento e Desmineralização

As Resinas de Troca Iônica servem para remover contaminantes iônicos da água. Podem produzir água potável e águas para uso industrial livres de contaminantes específicos que impediriam seu uso. As aplicações das resinas são determinadas pelo tipo de íon em sua composição. Promove desmineralização e abrandamento de água.

Modelos de Resina Comercializadas

  • Resinas Catiônicas:
    • Abrandamento e desmineralização;
    • Polimento de condensado;
    • Tratamento de efluentes;
    • Tratamento de açúcar e galvanoplastia.
  • Resinas Aniônicas;
    • Produção de água desmineralizada e descoloração de soluções orgânicas;
    • Remoção seletiva de flúor;
    • Polimento de condensado.
  • Resinas Catalíticas:
    • Éter e esterificação;
    • Remoção de ácidos;
    • Remoção de sais metálicos e iodetos de alquila;
  • Resinas Adsorventes:
    • Adsorção orgânica;
    • Processamentos farmacêuticos;
    • Remoção de grandes compostos de cor;
    • Separação de espécies orgânicas hidrofóbicas;
    • Remoção de amargor de suco.

Meios Filtrantes

Aplicação dos Meios Filtrantes em Setores da Indústria

Os meios filtrantes são materiais utilizados para a remoção de partículas, impurezas e contaminantes da água. Eles podem ser naturais, como a areia, ou sintéticos, como o carvão ativado. A filtração com meios filtrantes é um processo importante em diversos setores, como mineração, caldeiraria, biotecnologia, infraestrutura, siderurgia, saneamento, aquicultura e química.

Mineração

Na mineração, a filtração de água é utilizada para remover partículas de minério, areia e outros contaminantes da água utilizada nos processos de mineração. Isso ajuda a proteger o meio ambiente e a garantir a segurança dos trabalhadores. Os meios filtrantes mais utilizados na mineração são a areia, o carvão ativado e a zeólita.

Caldeiraria

Na caldeiraria, a filtração de água é utilizada para remover partículas de ferrugem, calcário e outros contaminantes da água utilizada nos processos de caldeiraria. Isso ajuda a evitar a corrosão das caldeiras e a garantir a segurança dos trabalhadores. Os meios filtrantes mais utilizados na caldeiraria são a areia, o carvão ativado e a zeólita.

Biotecnologia

Na biotecnologia, a filtração de água é utilizada para remover partículas de microrganismos, bactérias e outros contaminantes da água utilizada nos processos de biotecnologia. Isso ajuda a garantir a segurança dos produtos biotecnológicos e a evitar a contaminação dos ambientes. Os meios filtrantes mais utilizados na biotecnologia são a areia, o carvão ativado, a membrana de microfiltração e a membrana de ultrafiltração.

Infraestrutura

Na infraestrutura, a filtração de água é utilizada para remover partículas de areia, terra, detritos e outros contaminantes da água utilizada nos processos de infraestrutura. Isso ajuda a garantir a qualidade da água fornecida à população e a evitar a contaminação dos sistemas de infraestrutura. Os meios filtrantes mais utilizados na infraestrutura são a areia, o carvão ativado e a zeólita.

Siderurgia

Na siderurgia, a filtração de água é utilizada para remover partículas de ferro, manganês e outros contaminantes da água utilizada nos processos de siderurgia. Isso ajuda a evitar a contaminação do meio ambiente e a garantir a qualidade dos produtos siderúrgicos. Os meios filtrantes mais utilizados na siderurgia são a areia, o carvão ativado e a zeólita.

Saneamento

No saneamento, a filtração de água é utilizada para remover partículas de esgoto, detritos e outros contaminantes da água utilizada para abastecimento público. Isso ajuda a garantir a qualidade da água potável fornecida à população e a evitar a propagação de doenças. Os meios filtrantes mais utilizados no saneamento são a areia, o carvão ativado e a membrana de microfiltração.

Aquicultura

Na aquicultura, a filtração de água é utilizada para remover partículas de detritos, algas e outros contaminantes da água utilizada na criação de peixes e outros animais aquáticos. Isso ajuda a garantir a saúde dos animais aquáticos e a evitar a contaminação do meio ambiente. Os meios filtrantes mais utilizados na aquicultura são a areia, o carvão ativado e a membrana de microfiltração.

Química

Na química, a filtração de água é utilizada para remover partículas de reagentes químicos, solventes e outros contaminantes da água utilizada nos processos químicos. Isso ajuda a garantir a qualidade dos produtos químicos e a evitar a contaminação do meio ambiente. Os meios filtrantes mais utilizados na química são a areia, o carvão ativado, a membrana de microfiltração e a membrana de ultrafiltração.

Indústria de Saneamento
Estações de Tratamento
Indústria de Mineração utiliza filtros de água para tratar suas águas
Mineração
Indústria Metalurgica utiliza filtração em sua água e efluente
Metalúrgica
Acumulo de microalgas em lagos e lagoas
Empresas de Biotecnologia
Indústria Siderúrgica
Indústria Siderúrgica
Industria de Infraestrutura
Industria de Infraestrutura

Mais Conteúdo

Leito de Raízes

Tratamento Biológico | Purificação de Agua com Leito de Raízes A Naturaltec usa e desenvolve…

Água de Chuva/Reuso

Remoção de Sólidos em Aguas de Chuva – Reuso O aproveitamento da agua de chuva…

Cartuchos para Filtragem Série C

Cartucho para Filtro de Agua – Série C Manta de Celulose Impregnada com Carvão                             Fornece…

Filtro / Zeólita

Meio Filtrante – Naturita Meio filtrante para retirada de Ferro, Manganês, DBO, Amônia e metais…

Estamos aqui para te atender!

Fique a vontade para escolher a melhor forma de contato com a Naturaltec. Preencha o formulário com seus dados que em até 24 horas iremos retornar seu e-mail.

Canais de contato NaturalTec

E-mail: [email protected]
Telefones: (11)5562-1669 (11)5072-5452 (11)5565-3254
Whatsapp: (11) 5072-5452

Fale com vendedores
👋 Fale com nossos vendedores!!
Ei!! Vamos conversar?
Fique a vontade para falar com nosso time!! ❤️