Tratamento de Água com Ilhas Flutuantes de Plantas e Aeração

Índice da página

Ilhas Flutuantes de Plantas (Wetlands)

As Ilhas Flutuantes de Plantas são estruturas feitas de plástico leve e resistente que são montadas como balsas para flutuar na superfície das águas. Estas ilhas são preenchidas com substratos orgânicos, como madeira, folhas e cascas, e plantadas com uma variedade de vegetação aquática, como juncos, vegetação de margens, algas e outras espécies nativas de plantas aquáticas. Esta estrutura flutuante funciona como um sistema de tratamento de água natural, pois as plantas aquáticas são capazes de absorver nutrientes e metais pesados que prejudicam a qualidade da água.

Como as plantas aquáticas contribuem para a oxigenação da água, elas também diminuem os odores desagradáveis que às vezes são produzidos. Outro benefício das Ilhas Flutuantes de Plantas é que elas também contribuem para a restauração da vida selvagem, pois elas oferecem abrigo e alimento para a fauna aquática. Elas também proporcionam um habitat seguro para a reprodução de animais aquáticos, como peixes e anfíbios. As Ilhas Flutuantes de Plantas também contribuem para a estética dos lagos, pois elas adicionam cor e vida à água.

Elas também oferecem uma área de lazer para os moradores locais, pois elas criam locais para a prática de observação de passáros. Em suma, as Ilhas Flutuantes de Plantas são uma excelente solução para tratamento de água, pois elas são capazes de absorver nutrientes e metais pesados, reduzir odores desagradáveis, oferecer abrigo e alimento para a fauna aquática, bem como contribuir para a estética dos lagos. Como elas exigem menor investimento em termos de manutenção, elas são uma solução econômica para o tratamento da água.

Falando agora sobre a aeração, que é um processo utilizado para melhorar a qualidade da água de lagos, lagoas e outros corpos d’água. O processo de aeração consiste na injeção de ar na água, a fim de aumentar a quantidade de oxigênio dissolvido na água. Isso contribui não apenas para melhorar a qualidade da água, mas também para melhorar a saúde dos seres vivos na água. O processo de aeração pode ser realizado de diversas maneiras, como bombas de ar, difusores de ar, microbolhas, etc.

A escolha de um método sobre outro depende do tamanho da área a ser aereada, da quantidade de oxigênio necessária e do custo envolvido. Além de melhorar a qualidade da água, a aeração também pode ajudar a controlar a proliferação de algas prejudiciais, pois o oxigênio tem o efeito de desencorajar o crescimento de algas.

O oxigênio tem o efeito de impedir a formação de odores desagradáveis devido ao crescimento de bactérias anaeróbicas. A aeração também promove a remoção de materiais orgânicos e inorgânicos presentes na água, pois o oxigênio ajuda na decomposição desses materiais. Isso contribui não apenas para melhorar a qualidade da água, mas também para evitar danos ao meio ambiente. Em suma, a aeração é uma técnica eficaz para melhorar a qualidade da água de lagos, lagoas e outros corpos d’água. Além de melhorar a qualidade da água, a aeração também contribui para o controle de algas, para a remoção de materiais orgânicos e inorgânicos e para evitar danos ao meio ambiente.

Vantagem das Ilhas Flutuantes de Plantas da SNatural em tanques, lagos e lagoas:

  • Fornece “habitat” natural, seguro e saudável para peixes, insetos polinizadores e pássaros;
  • Limita o crescimento de algas tóxicas;
  • Melhora a transparência da água e sombreia ervas daninhas subaquáticas;
  • Aumenta a biodiversidade com o efeito borda;
  • Permite o desenvolvimento de peixes ornamentais e nativos, reduzindo a quantidade de mosquitos;
  • Aumenta a oxigenação e homogeneização da água reduzindo odores e lodo de fundo;
  • Estimula o crescimento de lodo vivo nas raízes, que alimenta pequenos peixes;
  • Oferece refúgio aos pequenos peixes e alevinos;

Funcionamento das Ilhas Flutuantes de Plantas

As Ilhas Flutuantes de Plantas são montadas sobre um substrato plástico flutuante que desenvolve microrganismos (Mídia Biológica) e dá sustentação às plantas. O biofilme criado na mídia se reproduz rapidamente enquanto houver alimento na água. Quanto maior a poluição, maior a quantidade de biofilme microbiano sobre a mídia substrato.

As raízes das plantas que se desenvolvem sobre o substrato, têm várias funções:

  1. Excretam uma Substância Polimérica Extracelular (SPE) que ajuda a reter partículas finas de lodo e solo clarificando a água;
  2. Absorvem diretamente os nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio), responsáveis pelo aparecimento de algas verdes e outras plantas;
  3. Desenvolvem também, em seus filamentos, biofilme de microrganismos, fauna e flora, purificadores da água, que removem nutrientes e degradam os compostos poluentes.

As Ilhas de Plantas Flutuantes purificam a água, removem a cor, controlam algas verdes e removem detritos e lodos além de conferir transparência à água. O desenvolvimento microbiológico no substrato e nas raízes das plantas proporciona reações bioquímicas que removem a poluição e o excesso de nutrientes.

As ilhas flutuantes contribuem para diminuir a proliferação de algas nocivas (PANs) removendo os nutrientes da água responsáveis por seu desenolvimento.

Características Técnicas

  • Constância de PH: 7;
  • Constância de dureza e alcalinidade: 120/150;
  • Cor/Transparência: 70 PCU;
  • Constância de níveis de oxigênio dissolvido: ± 5 a 7 ppm com aeração: 25 l ar/m³/10kg biomassa;
  • Constância de crescimento dos peixes com aproveitamento total de ração e consumo de 1,5 a 2,0% peixe vivo.

Lagos e lagoas com elevada presença de nitrato, amônia e fosfato (NPK) com má qualidade de água, podem ser recuperados com Ilhas Flutuantes de Plantas associando o desenvolvimento de biofilme na Mídia Biológica, por sua vez a aeração estimula os microrganismos benéficos dentro do ecosistema, sem geração de odores, ao mesmo tempo que os nutrientes em excesso e as partículas de lodo e solo dispersos na água são “capturadas” pelas raízes das plantas clarificando a água.

Lagoas tratadas com Ilhas de Plantas e aeração, apresentam eficiência de tratamento devido à maior movimentação da água e ao fornecimento de oxigênio aos processos biológicos; grande parte dos coliformes patógenos são eliminados e ocorre a oxidação do fosfato e da amônia (N-NH4) transformando-a em nitrato (NO3), forma de nitrogênio absorvivel pelas plantas.

Resultados do Tratamento com Ilhas Flutuantes de Plantas

As Ilhas Flutuantes de Plantas aquáticas em seu lago ou lagoa asseguram a remoção de nutrientes e evitam a necessidade de “trocas de água” permitindo a reutilização da mesma água por tempo indefinido.

Em vários experimentos se verificam taxas de remoção de amônia, nitrito e nitrato, além de fósforo principalmente em sistemas aerados. As plantas absorvem Nitrogênio (N) até 25 toneladas/ha/ano e Fósforo (P) até 250kg/ha/ano).

O uso desta técnica para tanques e lagos de 1 – 2 hectare, exige o uso da aeração porque promove a movimentação, a homogeneização e contato de toda a água poluída com as raízes das plantas de forma continuada.

Em tanques de criação de Tilápia sem renovação de água cujo tratamento é feito com Ilhas Flutuantes de Plantas e aeração, a amônia, nitrito e nitrato é praticamente eliminado em 24 horas com taxas de remoção de 20mg/m²/dia para amônia (NH3), 500mg para o nitrito (NO2) e 38gr para o nitrato (NO3).

Dimensionamento

A quantidade de Ilhas de Plantas e aeração para movimentação da água é calculada de acordo com o nível de poluição e tamanho do corpo de água; a aeração é feita com difusores de ar colocados no fundo do tanque ou a meia altura. Consulte-nos para análisar sua situação. A SNatural terá um prazer em ajudar.

Aeração por Ar Difuso no Tratamento com Ilhas Flutuantes de Plantas

aeração é a prática mais comum de tratamento de água; o oxigênio é vital para peixes, camarões, algas, bactérias e fungos, que participam do tratamento biológico da água, sem oxigênio na água propicia-se o desenvolvimento da fermentação anaeróbia, gases, como o gás sulfídrico e odores diversos. Com a aeração os processos e reações químicas aeróbicas são 30 vezes mais rápidas comparadas com os sistemas de tratamento anaeróbios.

A aeração feita com difusores de ar por membrana, representam melhor eficiência, baixo consumo de energia e maior durabilidade por não apresentarem partes móveis. A aeração de efluente reduz a carga orgânica (DBO/DQO), controla odor e mosquitos, clarifica a água, controla o lodo de fundo e algas verdes, pode ser usada na produção de peixes e camarões, no controle de poluição de rios e para movimentação e homogeneização do corpo hídrico.

Mídia Suporte NAT-Mídia 250 no Tratamento com Ilhas Flutuantes

mídia biológica usada nas Ilhas Flutuantes de Plantas como substrato de sustentação e desenvolvimento de filme microbiano é composta de material plástico durável e aderente aos microrganismos. Em sua superfície se fixam colônias de bactérias, fungos e outros microrganismos responsáveis por decompor os compostos orgânicos tóxicos. Com este aumento de biodiversidade, as colônias de microrganismos, oxidam e consomem biologicamente as formas de nitrogênio, como a amônia, nitrito e nitrato, bem como complexos químicos contendo fósforo e potássio que poluem a água e permitem o desenvolvimento de algas verdes, plantas aquáticas indesejáveis e odores.

 

Especificações da Mídia Biológica NAT-Mídia 250:

  • Área Total Superficial: 250 m²/m³;
  • Ocupação Média de Espaço Vazio: 97%;
  • Material de fabricação: Polipropileno virgem sem presença de metais pesados;
  • Durabilidade: Indeterminada (+ de 20 anos);
  • Superfície rugosa para maior aderência microbiana;
  • Auto estruturante, não se compacta, flutuante.

Instalações de Ilhas Flutuantes de Plantas

Ilhas Flutuantes de Plantas para tratamento de lagos e lagoas
Ilhas Flutuantes para Tratamento de água de lagos e lagoas
Ilha Flutuante de plantas com sistema de aeração para tratamento de água

Modelos de Ilhas Flutuante

Recorte de Exemplo de Ilha Flutuante

Mais Conteúdo

Biomax

Biomax – Preparo e Aplicação O Biomax é o resultado do cultivo de microrganismos que…

Elevatória

Tratamento Preliminar | Estação Elevatória Estações elevatórias dentro de uma estação de tratamento de agua,…

Teoria do Reator

Tratamento Biológico | Purificação de Agua Os reatores biológicos para tratamento de efluentes podem ser…

Agentes de Poluíção

Agentes de Poluição e Tratamentos Chama-se poluição a toda e qualquer alteração física, química ou…

Estamos aqui para te atender!

Fique a vontade para escolher a melhor forma de contato com a Naturaltec. Preencha o formulário com seus dados que em até 24 horas iremos retornar seu e-mail.

Canais de contato NaturalTec

E-mail: [email protected]
Telefones: (11)5562-1669 (11)5072-5452 (11)5565-3254
Whatsapp: (11) 5072-5452

Fale com vendedores
👋 Fale com nossos vendedores!!
Ei!! Vamos conversar?
Fique a vontade para falar com nosso time!! ❤️