Deságue de Lodos com Bolsa Geotêxtil

Índice da página

A técnica de deságue de lodos com bolsas filtrantes, conhecidas como geotubos, geotêxteis, sacos filtrantes, geobags e outras denominações afins, é uma estratégia versátil e eficaz amplamente aplicada em diversas indústrias que geram efluentes, incluindo setores como mineração e indústria alimentícia. Além disso, o escopo de aplicação do geotubo abrange uma ampla variedade de segmentos industriais.

Bag Geotêxtil NaturalTec

No contexto do saneamento, destacamos seu papel crucial na desidratação e disposição dos lodos gerados nos processos das estações de tratamento de água, abrangendo lagoas, tanques e biodigestores. Além disso, sistemas com bolsas de maior capacidade possibilitam a dragagem de leitos contaminados em rios, lagos, portos e enseadas.

A bolsa filtrante da NaturalTec é uma solução versátil que encontra aplicação em diversos cenários, tais como:

  • Tratamento de lodo primário originado nos decantadores primários;
  • Tratamento de lodos secundários produzidos nos reatores;
  • Tratamento de lodos digeridos com 20 a 40 dias de aeração;
  • Tratamento de lodos sépticos com 4 a 10 dias de aeração;
  • Tratamento de lodos químicos tipo galvânicos;
  • Tratamentos físico-químicos em geral.

O processo de deságue com bolsas envolve a adição de polímeros para aglomerar o lodo, permitindo a filtração na Bolsa Geotêxtil de Desidratação. A concentração de sólidos, originalmente entre 1% e 3%, pode ser aumentada para 8% com o uso de polímeros e, no geobag, a concentração pode atingir 15% imediatamente após o deságue e até 40% após 60 dias de secagem ao ar livre. Isso contribui para uma notável redução de volume, transformando 1,0 m³ de lodo bruto em apenas 0,13 m³ em uma bolsa.

Comparado aos métodos tradicionais de deságue, como filtro prensa, filtros de esteira, centrífugas e leitos de secagem, as bolsas de deságue ou Bolsa Geotêxtil simplificam significativamente o gerenciamento. Além disso, o uso de geotêxteis elimina problemas de odor, quadruplica a capacidade dos leitos de secagem e é menos sensível às condições climáticas. O processo de deságue com sacos geralmente ocorre sobre a terra, onde os sacos são colocados sobre leitos de secagem com pedra britada sobre uma lona plástica drenante. Após a secagem, o conteúdo da bolsa pode ser utilizado como fertilizante orgânico ou disposto em aterros.

Análise Laboratorial e Dimensionamento do Projeto

 

Teste de Eficâcia da filtração do bag geotêxtil

Antes de iniciar o processo de deságue, uma análise laboratorial do lodo ou resíduo é realizada para determinar o tipo de polímero e as características químicas, físicas e hidráulicas do material a ser filtrado. Após a análise, o dimensionamento do projeto é realizado com base na estimativa do volume de resíduos ou lodo a ser gerado, o que determinará o tamanho das bolsas. A quantidade de lodo é frequentemente avaliada por meio de batimetria, que analisa a concentração e distribuição do lodo no fundo de uma lagoa de equalização, por exemplo.

O teor de sólidos totais nas bolsas é estimado em cerca de 20%. A fórmula C1V1 = C2V2 é utilizada para determinar o volume de lodo a ser removido e acondicionado nas bolsas. Esta fórmula leva em consideração a concentração de sólidos totais médios na lagoa, o volume a ser removido, a concentração de sólidos totais médios nas bolsas após a conclusão da remoção e o volume de lodo com teor de sólidos de aproximadamente 20% nas bolsas após cerca de 60 dias de desidratação.

Preparação do Local e Instalação dos Bags Geotêxtil

As bolsas são geralmente posicionadas sobre uma superfície preparada com lona impermeável e brita para facilitar o escoamento da água gerada durante o processo de desidratação. O bombeamento do material para o interior das bolsas pode ser realizado com dragas, bombas hidráulicas ou por gravidade. Os sólidos são retidos pelas bolsas, liberando a água clarificada com baixíssimo teor de sólidos. A água resultante pode ser descartada, reaproveitada ou retornada à estação de tratamento, dependendo de suas propriedades.

Floculação e Processo de Secagem

Durante o processo de bombeamento, polímeros são adicionados com o objetivo de aglomerar as partículas sólidas, melhorando a filtração e acelerando a desidratação. A quantidade de polímero utilizada varia entre 2 e 6 kg por tonelada de matéria seca. Após a desidratação e consolidação, os sólidos são direcionados para seu destino final, seja o descarte ou reaproveitamento.

Os sacos são deixados na unidade de desidratação por 12 a 24 horas, resultando em um conteúdo sólido entre 12% e 20%. Com a prolongação da desidratação por 30 a 60 dias, a concentração pode atingir 40% a 50%. Os sacos podem ser empilhados no ambiente externo para uma secagem adicional, resultando em um conteúdo de sólidos superior a 50%. Após o processo, os sacos podem ser abertos, e os sólidos podem ser utilizados como adubo orgânico ou dispostos em aterros.

Modelos e Instalações Adaptáveis

As Bolsas Geotêxteis da NaturalTec são altamente adaptáveis a diversas necessidades e podem ser posicionadas diretamente sobre uma superfície preparada com lona impermeável e brita para o escoamento da água. Modelos verticais, como grades IBC, bombonas ou caçambas/containers, são igualmente utilizados para atender às especificações do cliente.

Material e Tamanhos das Bolsas

As Bolsas Geotêxteis da NaturalTec são produzidas com geotêxteis tecidos e não tecidos, de acordo com o tipo de material a ser filtrado. Elas estão disponíveis em uma ampla gama de tamanhos, sendo reutilizáveis ou descartáveis, e oferecem diversas resistências. Essas bolsas são adequadas para deságue por gravidade ou sob pressão e possuem conexões por mangotes, flanges ou sob encomenda. Além disso, são resistentes à tração longitudinal e transversal, bem como à luz ultravioleta.

Bolsa Geotêxtil de Desidratação de Lodo da NaturalTec

A Bolsa Geotêxtil de Desidratação de Lodo da NaturalTec é uma solução versátil confeccionada em geotêxtil que retém diversos tipos de sólidos. Amplamente utilizada em Estações de Tratamento de Efluentes do setor industrial, essa bolsa desempenha um papel fundamental na conformidade com a legislação ambiental. No processo de deságue com bolsas, o adensamento do lodo com polímeros é essencial para aglomerar as partículas sólidas e permitir a filtração na bolsa de deságue (Bolsa Geotêxtil).

 

A concentração de sólidos, originalmente entre 1% e 3%, pode ser aumentada para 7% com a utilização de polímeros, e no interior da bolsa, o teor de sólidos se eleva a 20% inicialmente, podendo chegar a 50% após secagem ao ar livre por 30-60 dias. Essa eficiente desidratação resulta em uma notável redução de volume, transformando 1,0 m³ de lodo bruto em apenas 0,1 m³ de bolsa.

Deságue de Lodo de Estações de Tratamento de Esgotos e Efluentes

O sistema de desidratação de lodo com Bolsa Geotêxtil é o método mais acessível para o deságue de lodo de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) ou operações de tratamento de água industrial. Requer um investimento mínimo em equipamentos e instalações. A operação com Bolsas Filtrantes evita os odores desagradáveis comuns à secagem tradicional ao ar livre e atinge os limites permitidos de Teor de Sólidos em Suspensão (TSS) de acordo com a legislação de descarte.

Bolsa Geotêxtil de Desidratação de Lama de Pavimentação

As Bolsas Geotêxteis para Retenção de Lodo são uma solução eficaz para a desidratação de lama de pavimentação. Elas podem ser posicionadas sobre uma superfície preparada com lona impermeável e brita para permitir o escoamento da água ou instaladas em suportes verticais, como grades IBC, bombonas ou caçambas/containers, de acordo com a necessidade do cliente.

NaturalTec: Sua Parceira em Soluções de Desidratação de Resíduos com Bolsas Geotêxteis e Bolsas Drenantes.

Drenagem de Lodo com bolsa filtrante
Bag Horizontal
Bag Geotêxtil Vertical
Bag Horizontal
Bag Vertical Reutilizável
Bag Vertical Reutilizavel
Tabela de mateiral Bag Geotêxtil
Efluente Industrial
Efluentes Industriais
Lodo proveniente de efluente de construção
Lodo de Construção
Efluente com Resíduos de Mineração
Efluente com Resíduos de Mineração
Lodo de Esgoto
Efluente de Esgoto
Retenção de sedimento de efluentes em geral
Retenção de sedimento de efluentes
Lodo de Tanques de Piscicultura
Lodo de Tanques de Piscicultura

Mais Conteúdo

Reator Anóxico

Filtro Anóxico Redução De Nitrogênio Total Com Denitrificação Instalação e Funcionamento O FILTRO ANÓXICO, colocado…

Tanques de Armazenagem e Sistema de Mistura

Tanques para Tratamento de Agua e Efluentes A NaturalTec disponibiliza tanques termoplasticos para armazenagem e…

Elevatória

Tratamento Preliminar | Estação Elevatória Estações Elevatórias dentro de uma estação de tratamento de agua,…

Bombas de Água – Submersíveis

Bombas de Agua – Submersíveis Aguas Servidas ou Sujas Recalque de aguas servidas, pluviais e…

Estamos aqui para te atender!

Fique a vontade para escolher a melhor forma de contato com a Naturaltec. Preencha o formulário com seus dados que em até 24 horas iremos retornar seu e-mail.

Canais de contato NaturalTec

E-mail: [email protected]
Telefones: (11)5562-1669 (11)5072-5452 (11)5565-3254
Whatsapp: (11) 5072-5452

Fale com vendedores
👋 Fale com nossos vendedores!!
Ei!! Vamos conversar?
Fique a vontade para falar com nosso time!! ❤️