Desinfecção por Ultravioleta (UV) | Equipamentos Ultravioleta
Os equipamentos da linha Naturaltec Inox e a Naturaltec Termo, de baixo custo, atendem os padrões de qualidade internacional e dosagem. Estão voltados para tratamento de agua potavel domiciliar, piscinas, indústria alimentícia e de bebidas, desinfecção de efluentes e esgotos, etc…
Na desinfecção ocorre uma redução na concentração de patógenos para níveis não infecciosos, podendo atingir varios níveis de redução. A dosagem de UV recomendada varia de acordo com o organismo e legislação em cada país. Em geral, para agua potavel e efluentes tratados se usam dosagens de 30 a 100 mW-seg/cm2, respectivamente.
A radiação, que atinge os microrganismos é afetada pela turbidez da agua, pela temperatura e pelos depósitos de materiais que se acumulam sobre a lâmpada. A Amônia, Nitratos e Nitritos, além da DBO, não afetam a radiação e sua penetração na agua; o Ferro e acidos húmicos absorvem a radiação, o pH afeta a solubilidade dos metais e carbonatos e os sólidos em suspensão e podem abrigar os organismos da radiação. A claridade visual de uma agua não é um bom indicador de sua transmissão; uma agua clara para luz visível pode absorver a luz ultravioleta. A melhor forma de medir a transmissão de luz ultravioleta na agua é amostrar comum fotômetro que mede a transmissão do comprimento de onda 254 nm.
Transmissão de UV no Meio e Qualidade de Agua
A claridade visual de uma agua não é sempre um bom indicador de sua transmissão (Transmitância), uma vez que a agua, mesmo clara à luz visível, pode absorver a radiação.
Em geral, a agua, para permitir uma boa desinfecção deve ter características que facilitem a ação da radiação. Em geral deve ter baixa turbidez, poucos sólidos em suspensão, baixo teor de ferro, etc..
Radiação Ultravioleta e Desinfecção
- UV é eficiente para inativar bactérias, vírus, esporos e cistos;
- Dosagens: 20-30 mW.s/cm2 são suficientes para controle de vírus; 30-40 mW.s/cm2 para controle de bactérias (coliformes fecais por ex.) e 40-60 mW.s/cm2 para controle de protozoarios;
- UV é um processo físico não utilizando/adiciona produtos químicos ao meio;
- Não tem necessidade de transporte, armazenamento, manuseio de produtos tóxicos ou corrosivos;
- Não ha efeito residual capaz de prejudicar humanos, meio ambiente ou vida aquatica;
- Não a o pH ou qualquer propriedade físico-química da agua;
- É de facil e segura operação para o usuario;
- Ocupa menos espaço que a instalação de outros métodos;
- Pode ser usado para controle de doenças e algas indesejaveis em aquicultura sem problema algum para os peixes;
- Precisa de menor tempo de contato com a agua para controlar os patógenos;
- Preserva o gosto da agua;
- Preserva os sais minerais próprios da agua;
- Os organismos não criam resistência;
- Ação rapida: 0,5 -5,0 seg contra 20 – 40 minutos no caso do cloro e/ou ozônio.
Intensidade da Radiação, Tempo de Exposição e Controle de Microrganismos
A intensidade de radiação medida em watts.seg/cm2 ou Joules/cm2 (J/cm2) relaciona intensidade da lâmpada de ultravioleta com tempo de exposição. Observando o grafico podemos concluir que ja com dosagens de 8 a 10 j/cm2 a sobrevivência dos microrganismos, no caso a Escherichia Coli cai a 1/1 000 000. Os Equipamentos Ultravioleta da NaturalTec estão projetados para uma radiação de 30 Joules/cm2.
Aplicações da Radiação Ultravioleta (UV)
A Radiação Ultravioleta pode ser usada para desinfetar agua potavel e engarrafada, efluentes, salas de laboratório, dutos de ar condicionado, agua de torres de resfriamento, alimentos e bebidas, agua mineral, Biofarmacêutica , Químicas, Semicondutores, Aquicultura, Piscinas, Indústria automotiva, Reuso de agua, Efluentes e Agua Potavel, Quebra de ozônio, descloração, processos de oxidação avançada para efluentes, redução de COT – Carbono Orgânico Total com ultravioleta em processos de oxidação avançada.
Efluentes: com a tecnologia UV em efluentes nada é acrescentado à agua, quando o efluente é despejado após o tratamento e a desinfecção, a agua estara de acordo com os limites de microrganismos e sem subprodutos nocivos ao meio ambiente, formados com o uso do cloro, por exemplo.
Processos de oxidação avançada para efluentes: Redução de COT – Carbono Orgânico Total em processos de oxidação avançada, utilizando-se o peróxido do hidrogênio, ozônio e dióxido de titânio. Com estes processos, se oxidam efluentes de indústrias químicas, farmacêuticas ou cosméticas com a produção do radical OH+, que quebra cadeias complexas de efluentes, transformando-as em subprodutos inócuos como o monóxido de carbono (CO²).
Os Equipamentos Ultravioleta da NaturalTec estão projetados para uma radiação de 30 Joules/cm2. Menor Equipamento Inox de Radiação Ultravioleta.
A SNatural/Naturaltec têm equipamentos em Inox 304, 316 e Termoplastico